Fiéis seguidores

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Parto normal x Cesárea

Tenho lido muitos blogs nesses últimos dias e estou amando todos eles. Já adicionei vários que vocês podem encontrar lá embaixo no "Eu leio e recomendo". Eles estão maravilhosos!!! Então, fiquei fuçando vários para poder conhecer melhor minhas novas amigas blogueiras e vi postagens maravilhosas. Mas, na verdade, fico um pouco frustrada com algumas coisas que leio sobre parto normal e cesárea, por isso resolvi fazer um post sobre isso. Quando me tornei mãe, mudei muito o meu ponto de vista sobre algumas coisas que até então, não tinha a menor noção. A primeira delas foi o parto. Muito antes de engravidar, eu sempre dizia que faria parto normal, que era melhor e tal. Pois bem, quando me encontrei grávida, fiquei em pânico, já pensando no parto. No decorrer do pré-natal, meu médico me instruiu, perguntou o que eu preferia, como eu me sentiria mais tranquila, essas coisas... Pois bem, decidimos pela cesárea agendada. Até porque, meu médico não fazia  mais parto normal e eu queria muito fazer com ele e sua equipe. Estava me sentindo segura com ele. E de fato, tudo ocorreu muito bem. Marcamos para um sábado em que eu estava com 39 semanas. Eu pude me preparar, minha família pode comparecer, meus amigos. Minha grande amiga e cumadre, Raquel veio de São Paulo para poder acompanhar o processo. Acho que no total foram umas 15 pessoas. Foi um sábado de muita alegria! Dia 21 de agosto de 2010. O Nosso time do coração, Vasco, fazia aniversário e ele nasceu no bairro que nós escolhemos, o Vasco da Gama (São Cristóvão). Tudo isso, porque eu optei pela cesárea. Tudo bem que o pós parto é muito difícil, mas eu estava morrendo de medo do parto normal. Porquê? Não sei, mas estava com medo e sei que isso não seria legal para a hora do parto. Existem mulheres que não têm essa opção, elas simplesmente não podem fazer parto normal por falta de passagem, pressão alta e coisas do tipo. Eu não pude ter o privilégio de sentir minha bolsa estourando, de sentir contrações e tudo mais que o parto normal nos oferece, mas tive outros privilégios que me preencheram também. O que eu estou querendo dizer, é que isso depende de cada mulher. Não adianta dizer o que é melhor ou o que não é porque os pontos de vista são diferentes. Cada uma tem o seu olhar. Importa que a gestante se sinta segura, confiante, certa do que quer e escolheu. Isso, lógico, para as que podem escolher. Pior, são aquelas que sofrem horas com a dor do parto no hospital público e no final eles resolvem fazer cesárea. Ou seja, ela sofre a dor do parto e a dor do pós parto. COITADAAAA!!!!
Era isso que eu queria colocar. Não existe o melhor ou o pior, existe aquilo que te deixa segura. Eu sei que o Natural é o mais recomendado, mas, hoje, temos tecnologias de ponta para a cesárea. Você vai ouvir uma porção de opiniões, como foi comigo, mas tem que fazer o que o seu coração diz. Afonso sempre me falava: "Meu Bem, faz o que for melhor para você. O Vinicius está bem, ele vai nascer de qualquer jeito. Quem tem que estar bem, agora, é você." Lindo!! Não sabe como me acalmava quando dizia isso.
Seja normal, ou seja cesárea, o seu parto tem que ser do jeitinho que você escolheu, porque é o SEU corpo que está passando por uma mudança radical (Nós, mamães, sabemos bem o que é isso.).

Beijo grande!!!

12 comentários:

  1. aaaH AMIGA ADOREI SEU POST!! CONCORDO 110%!!!!!!
    BJBJBJ

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta!
    Gostei muito do que escrevestes. Eu não podia ter filhos, mas sempre pensei que se um dia engravidasse, faria cesária, pois era medrosa só em pensar em parto normal. Quando Deus me presenteou com a gravidez de uma menina, eu fui fazendo o pré-natal e resolvi fazer parto normal. Não estava mais com medo, estava segura que desejava isso. Meu marido reservou o dinheiro pra fazer uma cesária, caso eu mudasse de ideia, ou o bebê ficasse na posição sentada, etc. No dia, quando entrei em trabalho de parto, fizeram um ultra-som, pois sangrei um pouquinho, meu esposo se apavorou, queria que eu fizesse cesária, mas eu estava tão tranquila que tudo daria certo que optei por fazer normal mesmo. Acabou sendo uma benção. Doeu muito, pois aquela anestesia pra parto sem dor quase nem pegou em mim e passou o efeito logo, pois o residente que aplicou deve ter dado uma dose fraca...kkkk. Mas pra terminar, concordo com você, o corpo é nosso!
    Minha sobrinha teve 2 meninos, ela agendou as duas cesárias, pois tinha pavor de parto normal...rsrs...nós acompanhamos tudo, foi bem legal também.
    Beijinhos e vou voltar pra ler outros posts.

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha medo dos dois,então eu falei para o meu obstetra que o que ele escolhesse eu faria... óbvio que ele escolheu cesária,os médicos em geral preferem isso,mas acabou que o Daniel não encaixou e já estava na hora dele nascer.Tinha que ser de qualquer jeito cesária...Gostei do post de hoje!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Concordo muito como que você disse. Eu não fiz, porém recomendo o parto normal sempre que me perguntam. Mas odeio julgar quem opta pela cesárea, afinal, da mesma maneira que eu optaria (se pudesse) pelo parto normal, tem que gente, como você, que se sente melhor fazendo a cesárea. E sim, o importante é a gente se sentir bem com a nossa escolha, e não fazer algo com medo, o que teria sido muito pior no seu caso se tivesse feito normal.



    Que bom que conseguiu aprender como colocar o link! =D
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Realmente o parto normal é o melhor para a saúde da mãe e do bebê. Mas há casos e casos. Como vc disse, há mães que não se sentem seguras para o PN, outras que não querem cesárea de jeito nenhum. Acho que o principal é não haver risco para o bebê nem para a mãe, pesar prós e contras e consultar o médico.
    Eu queria muito o PN, mas várias coisas impossibilitaram. Minha bolsa estourou do nada, eu estava com 36 semanas e com Bento transverso. Cheguei a ter 4 cm de dilatação até que veio o mecônio.
    Fora isso teve o lado emocional. Como Bento antecipou, meu marido estava viajando, eu estava sozinha na sala de parto. Minha irmã teve problemas no parto do primeiro filho, que nasceu com sequelas neurológicas graves. Tudo veio na minha cabeça na hora, e tudo o que eu queria era que Bento nascesse bem! Nem pensei muito, só queria meu filho.
    Enfim, cada caso é um caso né! Informar-se e conversar com o médico são os primeiros passos.
    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Roberta, no meu caso, eu decidi optar pelo parto normal por mil motivos, independente da dor insuportável que eu poderia passar. A dor no meu caso não era um problema. Eu rodei uns 5 obstétras durante o pré natal pois ele não estavam a fim de perder tempo com uma paciente tentando parto normal se eles poderiam realizar várias cesárias nesse tempo. Olha, isso é um absurdo. Eu só parei de procurar quando o último me garantiu que faria o meu P.N. e um dia antes da bolsa romper ele me enganou e disse que não ia fazer coisa nenhuma e que se eu quisesse P.N. que fosse procurar um hospital público. Ele nem me indicou outro profissional, sabe?!! Isso é uma falta de respeito com a parturiente. Eles inventam mil histórias para desistirmos do P.N. 3 primas minhas decidiram na 1ª consulta do pré natal o dia e a hora que iam fazer a cesária, não tem problema nenhum, pois elas optaram por isso, e não o médico. Você acha que eu consigo confiar em médico agora?!!! É muito difícil! Eu saí do consultório desesperada no dia! Não sabia onde ia parir e nem com quem!! Eu não acredito nas histórias da carochinha que os médicos contam para nós. Não acredito mesmo. Pois muitas vezes eles não querem esperar a dilatação. Eu só fui ter dilatação 13horas depois que a bolsa rompeu, e aquele obstétra já teria metido a faca em mim!!! Eu criei o blog para lutar pelo nosso direito de escolha. Se a mulher decidir pelo P.N. o médico tem que tentar! E se não der aí sim faz a cesária, agora se ela optar pela cesária, eu digo ela optar, ok!!! Mas o que me irrita é que eles mentem!!!
    Eu peguei meu livro do plano e liguei para mais de 100 obstétras e apenas 16 disseram que fariam... fariam meia bomba, sabe!!!
    Pelo nosso direito de decidir!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu optei pelo parto normal, e me preparei a gravidez toda para que desse certo.
    Caminhava todos os dias, 6km, e isso também fez com que meu peso não aumentasse exageradamente e com que eu me sentisse disposta até o ultimo minuto da gravidez...
    No dia que as contrações vieram, eu muito tranquila, liguei para minha médica, eram 7h da manhã, ela me disse que pelo intervalo que estavam gostaria que eu fosse para o hospital pelas 2h da tarde.
    Continuei trabalhando até o meio dia.
    Fui para casa, tomei banho, arrumamos minhas coisas. Fomos para hospital.
    Fiquei com contrações até as 7h da noite e elas foram ficando mais fortes e mais frequentes. Eu já estava sofrendo, mas queria parto normal e não abria mão... Mas a dilatação não aumentava, tinha 2cm somente.
    Até que a médica veio, pela última vez e me disse que eu tinha que tomar uma decisão, pois estava passando da hora e podia prejudicar o bebê.
    Chorei muito. Uma frustração imensa tomou conta de mim e eu chorava copiosamente.
    Acabei fazendo a cesárea, e quando vi minha bebê chorando, ali do meu ladinho, toda suja e mesmo assim a mais linda do mundo, a frustração sumiu como que por encanto...
    Foi maravilhoso mesmo assim.
    Bjokas
    Naiara
    http://littlelittlediva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amei o Post amiga, se estivesse em outro país também viria no nascimento do meu afilhado que eu amo tanto.

    Bjs


    Raquel Gomes

    ResponderExcluir
  9. Oi, Roberta! Fiquei muito feliz pela sua visita ao meu blog e por comentar. Muito obrigada mesmo. Também tô te seguindo, tá? Quanto ao post, concordo com você. Eu também antes de engravidar, sempre falei que queria parto normal, Mas, quando fiquei grávida e principalmente no terceiro trimestre, foi batendo um medão, até porque sabia pelos exames e pelo tamanho da minha barriga que a Maria Clara viria bem grandona. Então conversei com a minha obstetra que tentou me convencer a fazer o parto normal mesmo. Porém, quando eu estava de 37 semanas, o último ultrasson acusou que a placenta já tinha maturado (ou envelhecido) e que quase não tinha mais líquido na bolsa. Então, para que a Marai Clara não entrasse em sofrimento, tivemos que adiantar o parto e ela nasceu no dia seguinte. Como você nem sei o que é "passar mal" para ter um filho. Porém, não posso reclamar do pós-operatório. O meu foi muito tranquilo, as enfermeiras no hospital me disseram que nem parecia que tinha feito uma cesária. É como você falou, vai de mulher para mulher. Cada uma tem a sua opinião, assim como sua experiência. Tenho amigas que passaram maus bocados com parto normal assim como de cesárea. Bom, vou ficando por aqui. Um beijão e tudo de bom para você e para o Vinícius.

    ResponderExcluir
  10. As pré-mamães que lerem este post tomarão uma dosagem considerável de conforto, segurança e tranquilidade. Roberta foi muito feliz em expor a natureza diversa de quem traz no ventre o cerne do afeto. A responsabilidade de gerar é muito grande, mas mais ainda é a responsabilidade de gestar, acompanhar e executar o nascimento. É verdade, sempre tentei deixar a Roberta muito confortável em relação a isso, pois quem deve estar mais à vontade nesta hora é a mamãe. Hoje nós temos o nosso bebê, que nos traz muitas alegrias e a mamãe se encontra gozando de uma saúde invejável - papai que o diga!

    Amo essa moça demais.
    A.H.

    ResponderExcluir
  11. Já fiz um post sobre PN X PC e sabe que sempre digo!? Futebol,política, religião e tipos de parto não se discute! rs!

    Sou 100% a favor do PN, já fiz um PN e um PC posso falar de carteirinha, mas ahco que acima de tudo a mulher tem que se respeitar, respeitar seu corpo, seus desejos! E o mais importante: a saúde da mamãe e bebê acima de tudo!

    Bjão grandãooo!=)

    ResponderExcluir
  12. Embora eu ainda não tenha história para contar de gravidez, tenho plena convicção que quero cesárea. Sempre digo que sou vou ter parto normal se for fazer xixi e o bebê sair no vaso... hahaha
    Tenho certeza que não mudarei de opinião depois.

    Eu e João estamos tentando engravidar há 4 meses, mas ainda não conseguimos "emplacar" rsrs... tudo no tempo de Deus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...